Mirabolatório: consultoria e [co]criação de projetos benfeitores

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Pílulas mirabolantes #5 - Marcas que estão revolucionando a forma de vender

Existe uma grande diferença entre vender e servir. A venda é quando você oferece um produto a alguém que pode pagar por ele. Um serviço é quando você presta um cuidado para uma pessoa. Servir é maior e mais importante do que vender. E os consumidores estão despertando para esse fato e começando a exigir das marcas o ato de servir ao invés de apenas o ato frio do vender.

A agência de tendências Trendwatching mostra como o que eles chamam de "servile brands" (marcas que servem) fazem toda a diferença na hora de uma escolha ou um produto por parte de um consumidor. É uma nova visão de mundo, baseada no cuidado como valor principal na relação empresas-pessoas.


Além disso, a abundância de ofertas faz com que apenas as marcas mais sociais consigam sobreviver. O boca-a-boca 2.0, ou seja, o que as pessoas falam de uma marca na internet, cada dia mais recebe uma relevância imensa. Pessoas confiam em pessoas, e a opinião de um amigo é muito mais forte do que qualquer propaganda que você possa fazer de uma marca. O discurso perde, a cada dia, para a experiência compartilhada. Boas marcas fazem bons serviços e incentivam a boa opinião circulando nas redes.

Por exemplo, a empresa Zappos, norteamericana que vende sapatos, possui um serviço onde você pode pedir quantos sapatos quiser em sua casa, testá-los e enviar de volta aqueles que não vai querer, tudo isso subsidiado pela própria empresa. Vale muito a pena assistir a esta palestra do CEO da Zappos, Tony Hsieh, durante o evento Business Innovation Factory. Ele fala sobre como o DNA de empresa é baseado no cuidado com o cliente, e dá diversos exemplos de como isso se desenrola no dia-a-dia: http://www.youtube.com/watch?v=CXQTQOsqUTA

Outra empresa em Dubai, chamado Red Tomato Pizza, criou um ímã de geladeira onde o cliente só aperta um botão e terá o seu pedido feito. Servir é pensar no cliente em primeiro lugar! Esses e outros exemplos você encontra aqui na pesquisa: http://trendwatching.com/pt/trends/servilebrands/

Nenhum comentário:

Postar um comentário