Mirabolatório: consultoria e [co]criação de projetos benfeitores

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Pílulas Mirabolantes #4 - Oportunidades

Você sabe a origem da palavra oportunidade? A etimologia das palavras diz muito sobre seus significados. Neste caso, oportunidade deriva do latim opportunus, que significa algo "favorável, adequado, desejável". Essa palavra nasceu de outra do latim, ob portus, que significa "em direção ao porto". Ou seja, as oportunidades são tudo aquilo que nos levam em direção ao porto desejável, os ventos oportunos.

Perché tu mi oda, le mie parole a volte si assottigliano come le orme dei gabbiani sulle spiagge.  Pablo Neruda
De olho no futuro, no porto que queremos chegar. Isso é captar as oportunidades.

Mirabolar significa estar de olho nas oportunidades. Ter claro em qual porto queremos chegar, e quais os ventos favoráveis que nos levarão até lá. Sua ideia mirabolante terá muito mais chances de acontecer caso você esteja olhando para as oportunidades certas que estão à sua volta.

Hoje, com a internet, é possível ter acesso a muitos sites que reúnem tendências e oportunidades. Por exemplo o Trendwatching, Coolhunting, Fast Company, Wired, Springwise e muitos outros.

Observação clara e crítica sobre o que acontece no mundo é um fator fundamental para que as oportunidades se transformem em realizações, mas também é preciso confiar na intuição. Como um atacante de futebol que, através do seu talento aliado com sua experiência e reconhecimento dos talentos do time, se posiciona na melhor parte do campo, antes de um cruzamento, e faz o gol decisivo.

Seguindo a metáfora do futebol, percebemos que as oportunidades se realizam através de um misto de talento, esforço (experiência) e trabalho em equipe. Cabe a nós saber agarrar as oportunidades e estar atento a elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário