Mirabolatório: consultoria e [co]criação de projetos benfeitores

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Pílulas Mirabolantes #2 - Mirabolar não basta!

Thomas Edison, talvez o inventor mais conhecido da história (quem não está perto de uma lâmpada agora?), possui uma célebre frase que se tornou um mantra para profissionais que trabalham com criatividade: "Genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração".

Verdade. Afinal, quanto vale uma ideia de um milhão de reais? NADA, se não for implementada (a parte mais difícil, com certeza).

Botar a mão na massa é fundamental para o sucesso de qualquer ideia mirabolante - até porque, na maioria das vezes, você vai aprender a melhor forma de executá-la na prática. Então a dica de hoje é: comece pequeno, mas comece agora. No caminho, você ajusta.

A melhor decisão é fazer; se não gostou, é só mudar

De forma bastante simplificada, essa é a ideia por trás do conceito de Lean Startup, muito usado por empreendedores para desenvolver produtos e mercados de forma ágil, partindo de protótipos rápidos que evoluem a partir de feedbacks dos clientes.

Mas o que a gente mais gosta da ideia de que "99% é inspiração" - ou, como gostamos de falar por aqui, que "Transformação = Mirabolação + Transpiração!" - é que ela ajuda a desmitificar a crença de que a criatividade é um dom apenas para alguns poucos iluminados. Não é.

Todos nós somos criativos, apenas deixamos de exercitar a criatividade ao longo da vida, por uma série de motivos. Entre os principais, a escola - como explica Ken Robison, um dos maiores especialistas no assunto, em uma das palestras mais vistas do TED. Simplesmente imperdível!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário